sexta-feira, 31 de outubro de 2008

TORDELLI LUCCHESI

PER LA PASTA - 600 g de farinha - 4 ovos - 1 colher (sopa) de azeite, água e sal
Fazer um monte com a farinha e colocar no centro os ovos inteiros e o azeite. Juntar um pouco de água para dar o ponto da massa. Trabalhar a massa até ficar lisa e deixar de lado. Abrí-la quando o recheio estiver pronto. Rechear e cortar em formato de meia-lua (como pastéis). Cozinhar em água abundante, com sal, deixando 'al dente'.
PER IL RIPIENO - 200 g de carne magra - 150 g de carne de porco - 50 g de mortadela - 50 g de presunto - 2 fatias de pão italiano amanhecido, amolecido no caldo de carne e espremido - 50 g de parmessão ralado - 20 g de queijo pecorino ralado - 2 ovos - 1 gema - 2 dentes de alho - 1 ramo de salvia - folhas de orégano fresco - noz moscada ralada - sal - pimenta do reino - 60 g de azeite
Refogar as carnes em cubos, com azeite, alhos inteiros, folhas de salvia, sal e pimenta. Tirar os dentes de alho e as folhas, escorrer bem o azeite e passar no moedor de carne junto com o presunto e a mortadela. Misturar bem os demais ingredientes.
PER IL SUGO - 300 g de carne magra moida - 1 cenoura, 1 cebola e 2 talos de salsão ralados ou passados na centrífuga - 2 folhas de louro - 1 colher (café) de açúcar - 1 cubo de caldo de carne Knorr - 1 e 1/2 "garrafinhas" de massa de tomate italiano - sal - pimenta - óleo de milho - azeite extra virgem
Refogar a cebola, o salsão e a cenoura em um pouco de óleo e azeite. Juntar a carne e refogar mexendo para ficar soltinha. Colocar sal e pimenta. Não deixar secar ou escurer a carne. Juntar os demais ingredientes. Se precisar, ir adicionando um pouco de água quente para ficar cozinhando em fogo bem baixo, durante muito tempo. Quando estiver quase pronto, adicionar mais azeite.
Não esquecer de um bom parmesão e um bom vinho na hora de servir.
Realmente, FA' SFOGO ! (expressão que indica qualquer coisa que dá satisfação).

Ah! e quem for fazer, por favor, convide o resto da turma!



Nenhum comentário: