quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Farinha de castanha*?!



* a castanha da qual vamos falar é a que conhecemos como 'castanha portuguesa'


Um dos ingredientes que mais causaram espanto entre os amigos que costumam frequentar a nossa mesa é a farinha de castanha. Até mesmo entre aqueles que tem alguma descendência italiana! Realmente não se pode negar que se trata de algo bem diferente para o paladar brasileiro e ouso dizer que é um sabor sem meio termo: as pessoas adoram ou odeiam logo de cara. Eu mesma, que desde pequena já comi algumas vezes necci ou frittelle ou castagnaccio quando alguém trazia a farinha de castanha da Itália, se me perguntarem, não sei definir esse sabor pois não se pode nem mesmo dizer: 'ah! é farinha de castanha e então tem o gosto da castanha!'

E se tem uma cidade que usa e abusa com maestria deste ingrediente, é a nossa querida Lucca. Mesmo porque é um tipico ingrediente da 'cucina casalinga' (cozinha caseira), preparada com ingredientes encontrados no próprio quintal.

E vejam só! Do mesmo modo que eventualmente alguém trazia um pacote de farinha de castanha para minha mae, também eventualmente aparecia uma revista de culinaria italiana  em casa: La Cucina Italiana.

Se a farinha de castanha continua sendo uma raridade por aqui, o acesso à revista - principalmente graças a internet - ficou totalmente fácil. E foi assim que descobri uma promoção que simplesmente junta a revista, a farinha de castanha, detalhes da minha história e a amada Lucca! 

Então, volto com força total ao Projeto Lucca para divulgar um pouco da tradição da castanha e sua farinha. E com algumas receitas! 

Nenhum comentário: